quarta-feira, 18 de março de 2009

O efeito nocivo dos After Markets

Nos EUA é possível comprar e vender tudo em segunda mão. Há muitas maneiras de o fazer e a mais fácil é recorrer ao Craig's List, um site em que as pessoas anunciam as suas quinquilharias. E não só, também é um site de encontros; de arrendamentos e de emprego. Bom, desde que encontrei o meu cantinho de Beacon Pl no site que fiquei fã.

A minha última aquisição foi uma impressora. A dita custou-me $10 e está em perfeitas condições. O vendedor, um aluno de doutoramente em electrotecnia no MIT. Um cromo.

Bom, contentíssima com a minha aquisição lá me dirigi à Staples, para comprar cartuchos e papel. Mal me tinha eu lembrado de um princípio básico da economia industrial. O malfadado príncipio dos aftermarkets.

Para quem, por sorte do destino não sabe que príncipio é esse, aqui fica: quando se vende um produto durável (a dita impressora) que utiliza consumíveis exclusivos (os cartuchos), a forma de maximizar o lucro é: cobrar pouquinho pela impressora e muitíssimo pelos cartuchos.

E assim lá paguei $60 em cartuchos! Malditos Economistas! Malditos After Markets!

2 comentários:

  1. Bem, tu e a tua saga das impressoras. Nem nos States te safas!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,
    Comor corre a vida por terras do tio sam? pelas fotos, dá para perceber k mm sem cif nem colheres de sopa, life is beautiful!
    Eu cheguei ontem a PT! É verão :S e com este calor ainda anseio mais por life after aftermarkets! Mas antes disso ainda te vou fazer uma visitinha... com colheres de sopa e tudo :)
    Beijo gd e forza!

    ResponderExcluir